expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pitada Indiscreta dos biscoitos de azeite

Caros leitores,como é hábito cá estou para vos informar, qual é a Pitada Indiscreta dos biscoitos de azeite . 


O leite é um bem essencial na vida de todos nós...então coloca-se 2,5dl de leite aquando da mistura da farinha,ficam muito macios!!click e fique a saber mais sobre este "bem".




Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Biscoitos de azeite a ferver

Olá caros leitores
Cá estou com uma nova receita,esta é de família.
A tia Amélia já os faz há uns largos anos.São muito tenros e sequinhos e duram muito  tempo.Eu também faço só que ainda não tinha tido oportunidade de partilhar convosco, nunca é tarde quando tudo é feito com agrado!



Desta feita aqui ficam os biscoitos confeccionados com o azeite novo, acabadinho de chegar da colheita aqui da Quinta. 

Ingredientes:

1kg de farinha
400g de açúcar
8 ovos
200ml de azeite
1 Pitada Indiscreta


Preparação:
Deita-se a farinha e o açúcar numa vasilha, junta-se bem e depois faz –se um buraco no meio e deitam-se dentro os 8 ovos. 


Entretanto temos o azeite a ferver e verte-se sobre os ovos/fritam-se de uma só vez e batem-se energicamente envolvendo tudo. 



Por fim com a ajuda da Pitada Indiscreta dá-se o toque final.
Em cima de uma superfície enfarinhada moldamos com as mãos rolinhos  e e faça os trocidinhos ou argolas.Colocam-se num tabuleiro devidamente untado e polvilhado com farinha e vão ao forno bem quente até dourar.
E assim vos deixo "com água na boca"ou então "os olhos também comem".


Oportunamente cá estarei com a Pitada Indiscreta como é hábito.


Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pitada Indiscreta Pudim de ovos/arroz doce e leite creme

Aqui estão de uma só vez 3 Pitadas:

A 1ª é a Pitada Indiscreta do pudim de ovos. 
É a cozedura em banho maria ou seja, a vasilha deve estar com água fria quando se coloca a forma para ir ao lume/forno, acabando por dar uma textura macia ao pudim.

A 2ª é a Pitada Indiscreta do arroz doce. 
São 3 colheres de sopa de manteiga (um pedacinho) que vão dar um toque muito mais cremoso, click no link e fique a saber mais sobre a manteiga!



A 3ª é a Pitada Indiscreta do leite creme.
Será uma opção do leitor 4 sementes de cardomamo ou1 pau de canela , costumo fazer com um ou outro ingrediente,é obvio que cada um com o seu sabor. Deixo as fotos e os links.





Bella|pseudónimo|

domingo, 16 de novembro de 2014

ARROZ DOCE

É uma sobremesa típica de Natal e não pode faltar na nossa mesa, nestas festas que se aproximam. Aprenda como fazer passo a passo…

O arroz doce é daquelas sobremesas que eu faço com alguma regularidade, no entanto nunca calhou publicar a receita .
Há dias recebi uma mensagem de uma amiga a chamar-me a atenção de que não tinha arroz doce no meu blog… aqui fica a receita amiga Catarina!
Claro que faço o arroz doce a olho, mas desta vez fiz com medida (sorrisos)



Ingredientes:
1/2 l de água

Pitada Indiscreta
casca de 1 limão
2 paus de canela
250gr de arroz
300 gr de açucar
2 Lt de leite +/-

6 gemas de ovos
canela em pó para decorar

Preparação:
Colocar um tacho ao lume com a água,casca de limão, os paus de canela e a Pitada Indiscreta. Colocar também o leite a ferver. Quando a água levantar fervura deitar o arroz e mexer sempre. 
Entretanto está a aquecer o leite, quando o arroz começar a abrir vai deitando o leite pouco a pouco.
Só deitar leite quando o anterior estiver absorvido e assim vai cozendo o arroz no leite. 
Quando deita o último leite junta-se também o açúcar e mexer muito bem até ferver e retire do lume.O arroz leva mais ou menos 30m a cozer em lume brando.
Envolva as gemas previamente batidas com um pouco de leite no preparado e volte a colocar no fogo sem deixar ferver.


Deitar numa vasilha de  preferência de barro e polvilha-se a gosto com canela,assim como a decoração!!!


A Pitada Indiscreta oportunamente irei publicar...até lá!



Bella|pseudónimo|

Leite creme

Sempre fiz assim, herdei da minha querida mãe esta sabedoria,e nunca tive curiosidade de o fazer de outra forma pois, a família adora.
Aliás foi com a minha mãe 
que aprendi tudo que sei de cozinha,nomeadamente doçaria e salgados.



Ingredientes:
1 l de leite
8 colheres de açúcar
4 colheres de sopa rasas de maizena
Uma casca de limão
6 gemas de ovo
1 pitada indiscreta
Açúcar mascavado q.b. para torrar


Preparação:
Junte ás gemas o açúcar, a maizena, a casca do limão e mistura-se tudo com um pouco de leite,bate-se bem com a colher de pau.
Depois de tudo envolvido, junta-se o restante leite já quente e vai ao lume até engrossar e ferver.
Coloca-se num prato largo e depois torra-se o açúcar mascavado na hora de servir, ou serve-se apenas simples ou com canela.


O doce tem Pitada Indiscreta como todas as minhas receitas,neste caso será uma opção de cada um. Vamos aguardar a publicação!


Bella|pseudónimo|

PUDIM TRADICIONAL DE OVOS

Um pudim que nunca faltava á mesa na minha meninice...com certeza que todos os leitores conhecem mas, á sempre uns mais distraídos e aqui partilho a minha receita com algumas dicas!

Ingredientes:
12 ovos
0,5kg de açúcar
1L de leite
1 boa casca de limão


Preparação:
Bater os ovos com o açúcar durante 10m. Juntar a casca do limão, o leite morno e continuar a bater.
Barrar uma forma com açúcar mascavado ou açúcar normal (opção) eu prefiro o mascavado uma vez que não se torna tão doce e uma boa pitada de sumo de limão.


Verter o preparado na forma e levar ao forno em banho maria (Pitada Indiscreta) a 180º cerca de 50m +/-
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma do banho maria.


É este o magnifico aspecto com que ficou o meu pudim .


A Pitada Indiscreta fica para a próxima publicação,até lá .



Bella|pseudónimo|