expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bolo de Caneca – Micro-ondas

Em minutos esta prontinho, perfeito para as crianças, jovens ou mesmo para preparar antes de sair para o trabalho.Foram os meus netos mais velhos que fizeram,cada um fez o seu. Uma tarde bem passada eles adoraram!
Porque não para si, se de repente lhe apetecer algo doce?Experimente…





















ingredientes

1 ovo
2 colheres (sopa) rasa de chocolate em pó (opção)
3 colheres (sopa) rasa de açúcar
4 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
4 colher (sopa) de óleo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
4 colheres (sopa) de leite


preparação

Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca grande. Mexer e envolver muito bem com um garfo.
Coloque no micro-ondas por 3 minutos +ou-

Está pronto…..mmmm os meus netos adoram!


Bella|pseudónimo|

RABANADAS DA BEIRA

O Natal aproxima-se a passos largos. Pois bem, aqui vai mais uma receita que faço para o Natal e Ano Novo.
Há quem faça de vinho ou de leite. Pessoalmente não há rabanadas melhores, do que as rabanadas que a minha querida sogra fazia e são as rabanadas de leite e da pitada indiscreta.


Ingredientes:

1 Cacete de vésperas
Leite para embeber o pão
pitada indiscreta
4 ovos batidos (depende da quantidade de rabanadas a fazer)


Preparação:

Cortar na vertical o cacete. Passar pela pitada indiscreta de um lado e depois no leite morno dos dois lados.
Deixar escorrer um pouco numa grelha.
Passar as rabanadas por ovo e fritar até ficarem douradinhas dos dois lados.
Vão se colocando em cima de papel absorvente para escorrer o óleo.
Passar por canela e açúcar previamente misturado.


Molho ou Calda

Ingredientes:
400ml água
200ml de Vinho do Porto
1 Colher de Sopa de Mel
4 Colheres de Sopa de açúcar amarelo
1 Casca de Limão
1 Pau de Canela
3 grãos de cardamomo

Num tachinho colocar todos os ingredientes e deixar ferver em lume brando, até ficar tipo xarope,uma redução apurada.
Colocar depois,por cima das rabanadas ou colocar na hora de servir.

Uma maravilha....
Não vou esquecer amanhã a Pitada Indiscreta .
Bella|pseudónimo|

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pitada Indiscreta dos biscoitos de azeite

Caros leitores,como é hábito cá estou para vos informar, qual é a Pitada Indiscreta dos biscoitos de azeite . 


O leite é um bem essencial na vida de todos nós...então coloca-se 2,5dl de leite aquando da mistura da farinha,ficam muito macios!!click e fique a saber mais sobre este "bem".




Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Biscoitos de azeite a ferver

Olá caros leitores
Cá estou com uma nova receita,esta é de família.
A tia Amélia já os faz há uns largos anos.São muito tenros e sequinhos e duram muito  tempo.Eu também faço só que ainda não tinha tido oportunidade de partilhar convosco, nunca é tarde quando tudo é feito com agrado!



Desta feita aqui ficam os biscoitos confeccionados com o azeite novo, acabadinho de chegar da colheita aqui da Quinta. 

Ingredientes:

1kg de farinha
400g de açúcar
8 ovos
200ml de azeite
1 Pitada Indiscreta


Preparação:
Deita-se a farinha e o açúcar numa vasilha, junta-se bem e depois faz –se um buraco no meio e deitam-se dentro os 8 ovos. 


Entretanto temos o azeite a ferver e verte-se sobre os ovos/fritam-se de uma só vez e batem-se energicamente envolvendo tudo. 



Por fim com a ajuda da Pitada Indiscreta dá-se o toque final.
Em cima de uma superfície enfarinhada moldamos com as mãos rolinhos  e e faça os trocidinhos ou argolas.Colocam-se num tabuleiro devidamente untado e polvilhado com farinha e vão ao forno bem quente até dourar.
E assim vos deixo "com água na boca"ou então "os olhos também comem".


Oportunamente cá estarei com a Pitada Indiscreta como é hábito.


Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pitada Indiscreta Pudim de ovos/arroz doce e leite creme

Aqui estão de uma só vez 3 Pitadas:

A 1ª é a Pitada Indiscreta do pudim de ovos. 
É a cozedura em banho maria ou seja, a vasilha deve estar com água fria quando se coloca a forma para ir ao lume/forno, acabando por dar uma textura macia ao pudim.

A 2ª é a Pitada Indiscreta do arroz doce. 
São 3 colheres de sopa de manteiga (um pedacinho) que vão dar um toque muito mais cremoso, click no link e fique a saber mais sobre a manteiga!



A 3ª é a Pitada Indiscreta do leite creme.
Será uma opção do leitor 4 sementes de cardomamo ou1 pau de canela , costumo fazer com um ou outro ingrediente,é obvio que cada um com o seu sabor. Deixo as fotos e os links.





Bella|pseudónimo|

domingo, 16 de novembro de 2014

ARROZ DOCE

É uma sobremesa típica de Natal e não pode faltar na nossa mesa, nestas festas que se aproximam. Aprenda como fazer passo a passo…

O arroz doce é daquelas sobremesas que eu faço com alguma regularidade, no entanto nunca calhou publicar a receita .
Há dias recebi uma mensagem de uma amiga a chamar-me a atenção de que não tinha arroz doce no meu blog… aqui fica a receita amiga Catarina!
Claro que faço o arroz doce a olho, mas desta vez fiz com medida (sorrisos)



Ingredientes:
1/2 l de água

Pitada Indiscreta
casca de 1 limão
2 paus de canela
250gr de arroz
300 gr de açucar
2 Lt de leite +/-

6 gemas de ovos
canela em pó para decorar

Preparação:
Colocar um tacho ao lume com a água,casca de limão, os paus de canela e a Pitada Indiscreta. Colocar também o leite a ferver. Quando a água levantar fervura deitar o arroz e mexer sempre. 
Entretanto está a aquecer o leite, quando o arroz começar a abrir vai deitando o leite pouco a pouco.
Só deitar leite quando o anterior estiver absorvido e assim vai cozendo o arroz no leite. 
Quando deita o último leite junta-se também o açúcar e mexer muito bem até ferver e retire do lume.O arroz leva mais ou menos 30m a cozer em lume brando.
Envolva as gemas previamente batidas com um pouco de leite no preparado e volte a colocar no fogo sem deixar ferver.


Deitar numa vasilha de  preferência de barro e polvilha-se a gosto com canela,assim como a decoração!!!


A Pitada Indiscreta oportunamente irei publicar...até lá!



Bella|pseudónimo|