expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pão de ló Pascal



Os ovos o açúcar e um pouco de farinha completam a receita base do pão-de-ló, da qual existem inúmeras variantes.
O verdadeiro pão-de-ló costumava fazer-se em casa e bater-se à mão. Era um trabalho de mulheres determinadas, de braços fortes e enérgicos, que durante quase uma hora batiam os ovos e o açúcar até os transformarem numa espuma cremosa e delicada. A tarefa era árdua e justificava a entreajuda, a partilha do esforço, mas também do prazer de criar um alimento de festa, que vinha quebrar a monotonia e a pobreza das mesas da Quaresma,daí ser considerado um bolo pobre pois é feito apenas com ovos açúcar e farinha.

Agora é muito simples e rápido fazer um pão de ló, mas não deixa de se ter algum cuidado e tempo para ficar com a textura adequada,é o caso desta receita partilhada já com algumas amigas e é caso para dizer ...uma receita nunca é igual à outra, mesmo com história a sua evolução muda de mão em mão...


Ingredientes:
10 ovos
500gr açúcar
250gr farinha
Pitada Indiscreta


Preparação:
Juntam-se os ovos com o açúcar e bate-se 25m.
Depois junta-se a farinha e bate apenas para envolver e devagar. Por fim e com a colher de pau envolver a Pitada Indiscreta.
Coloca-se na lata untada e enfarinhada e vai ao forno pré-aquecido a 160gr.
Ao fim de 15m tapa-se com prata e passa para 160gr.
Ir verificando estar atenta durante 1h.




A Pitada Indiscreta é já na próxima publicação...ainda hoje! 


Bella|pseudónimo|










sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pitada Indiscreta do Suflê de Chuchu

Especialmente as receitas que parecem dar o maior trabalho,são na verdade bem simples de fazer é o caso do suflê.
A Pitada Indiscreta é também muito simples apenas 2 colheres de manteiga amolecida faz toda a diferença!


Até à próxima publicação!



Bella|pseudónimo|


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Suflê de chuchu



O chuchu é um fruto/ legume tipo nabo que absorve facilmente o gosto de carnes e temperos, acaba por desempenhar tão bem esse papel que poucas pessoas se interessam em saber mais sobre ele ou como prepará-lo de forma a torná-lo mais saboroso.


Muitos alegam que ele não tem gosto de nada, mas sendo bem preparado pode ficar delicioso. Além de que o chuchu é benéfico para o nosso organismo.
Normalmente uso na sopa, assado, cozido, nas carnes…. 
Aqui deixo uma receita original e diferente do normal aproveitamento do chuchu clique no link e fique a saber mais...


Ingredientes:
4 ovos
4 chuchus
1 Pitada Indiscreta
4 colheres sopa de queijo ralado

Preparação:
Coza o chuchu e depois amasse muito bem com um garfo. 
Junte a Pitada Indiscreta o queijo e as gemas.


Entretanto batem-se as claras em castelo e envolve se com o preparado anterior.


Vai ao forno a 170g +ou- em pirex untado de manteiga. Convém ir controlando e colocar prata por cima para não queimar.Ao fim de 30/40m verificar com palito se está cozido.


Acompanha qualquer refeição, como exemplo, uma carne/peixe grelhado um estufado.
Amanhã cá estarei com a Pitada Indiscreta!

Bella|pseudónimo|



quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pudim de leite condensado

Olá cá estamos no Novo Ano|2015|bem vindo!

Esta é a minha primeira publicação do ano.
O processo é sempre o mesmo para cada tipo de pudim, fazer a calda de caramelo, juntar os ingredientes,ir ao lume ou banho maria. 
Normalmente toda a gente sabe a receita de um pudim,mas como já vem sendo hábito eu tenho sempre uma dica ou seja a minha pitada indiscreta nas minhas receitas.


Ingredientes:
6 ovos
1 lata de leite condensado
2 latas de leite 1/2 gordo



Preparação:
Junta-se tudo pela ordem indicada no liquidificador ou com a batedeira. Coloca-se na forma barrada com o caramelo(existe aqui no blog a receita) e vai ao forno em banho maria.


A Pitada Indiscreta desta receita publico já pois é uma dica de cozedura: se desejar que o pudim fique com uma textura lisa é colocá lo na forma em água fria e o forno em temperatura baixa 170g durante 1h sem estar pré aquecido.


Se desejar uma textura "furadinha" é aquecer o forno primeiro a 200g e colocar água quente na forma de cozer e deixar no forno +ou-45m.


Duas boas pitadas!


Bella|pseudónimo|

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

É NATAL



O Natal Somos Nós!


Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia e nos transformam-nos.
Somos o pinheiro de natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada.
Somos os enfeites de natal quando nossas virtudes, são cores que adornam. 
Somos os sinos do Natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir.
Somos luzes do Natal quando simplificamos e damos soluções.
Somos presépios do Natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos.
Somos os anjos do Natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria.
Somos os pastores de Natal quando enchemos nossos corações vazios com Aquele que tudo tem.
Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem.
Somos as velas do Natal quando distribuímos harmonia por onde passamos.
Somos Pai Natal quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis.
Somos os presentes de Natal quando somos verdadeiros amigos.
Somos cartões de Natal quando a bondade está escrita em nossas mãos.
Somos sim, a Noite Feliz do Natal, quando humildemente e conscientemente, sorrimos com confiança e ternura no agradecimento a Jesus.
Esta é a reflexão e o FELIZ NATAL da Pitada Indiscreta.


Bella|pseudónimo|

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pitada Indiscreta Filhoses



Os mais atentos á receita com certeza que já perceberam qual seria a Pitada Indiscreta das filhoses...
Pois é isso mesmo, o sumo das laranjas que acaba por ser o liquido apropriado para desfazer o fermento!!
Click e fique a conhecer mais e mais sobre este bem precioso!!


Bella|pseudónimo|