expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quinta-feira da Ascensão


Hoje é Quinta-feira da Ascensão...quarenta dias depois da Páscoa.
A Ascensão de Jesus ao Céu.
Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga era tida como “o dia mais santo do ano e era também o "dia da hora" mas tudo mudou.
Era um grande dia de feriado nacional...Deixou de o ser em 1952.
No entanto a tradição será sempre lembrada.
É tradição apanhar um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e alecrim. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.
Cada elemento simboliza sempre um desejo
Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano:



- A espiga que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
- O ramo de folhas de oliveira- que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
- Flores (malmequeres, papoilas, etc.)-que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte.
Em dias de trovoadas queimava-se um pouco desse ramo no fogo da lareira para afastar os raios.

Diziam os antigos que neste dia:
"há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda”
Assim como: "não se faz pão em quinta-feira de espiga” ou então coze-se nesse dia pão “para guardar o ano inteiro”.


Bella|pseudónimo|

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Pitada Indiscreta da broinhas tradicionais da Páscoas

Desculpem o atraso amigos leitores...
A Pitada Indiscreta das broas é uma colher de chá de flor de sal!!!
Sim é diferente do sal, para melhor sem dúvida clique no link e fique a saber mais.



Bella|pseudonimo|

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Broinhas tradicionais da Páscoa


Uma receita que está na minha família materna, há várias gerações. Na noite que antecede Sexta feira Santa, a família reúne-se à espera das primeiras broas quentinhas sempre foi assim quando era criança e já passei este hábito aos meus filhos e agora aos meus netos.


Faço sempre em forno a lenha e são sem dúvida as melhores, mas o forno eléctrico também serve na perfeição. Há quem as prefira com manteiga ou com doce, eu gosto delas simples de modo a saborear as especiarias que lhes dão um paladar e aroma maravilhosos. De salientar o brilho que elas têm...o azeite.

Ingredientes:
1,5 kg de farinha
0,5 kg. de açúcar
50 gr de fermento de padeiro
0,5l de leite
5 ovos
1 chávena almoçadeira de azeite
2 colheres (sopa) de erva doce
1 colher (sopa) de açafrão 
1 Pitada Indiscreta


Preparação:
Numa tigela, esfarelar o fermento de padeiro com uma chávena de farinha e reservar.
Num alguidar grande misturar o açúcar a restante farinha a erva doce o açafrão a Pitada Indiscreta os ovos o leite e o azeite amassando bem com a mão.
Juntamos a mistura de fermento e volto a amassar.
Quando a massa estiver consistente deixar descansar para levedar em local seco e quente, cerca de 4 horas coberta com um pano até dobrar de volume.
Depois amassar novamente e colocar colheradas de massa num tabuleiro enfarinhado e levar as broinhas a assar e dourar em forno bem quente!

Amanhã cá estarei com a Pitada Indiscreta !


Bella|pseudónimo|

domingo, 22 de março de 2015

Biscoitos d´avó Bela



Esta receita foi uma brincadeira que inventei para os meus netos moldarem a massa, claro que saíram óptimos bolinhos pois com tanto amor só podia ser.

"Que a nossa vida seja saborosa como chocolate, doce como algodão doce, iluminada como a luz do sol, colorida como o arco-íris, alegre como as flores do campo." anónimo

Palavras agradáveis são como favos de mel...doces como os bolinhos da avó!


Ingredientes:
6/7 ovos inteiros
300gr açúcar
250gr manteiga c/sal
1kg farinha
1 Pitada Indiscreta


Preparação:




Amolecer um pouco a manteiga e bater energicamente com o açúcar, depois juntam-se os ovos e bate-se mais um pouco. Depois a farinha sempre a bater até que por fim amassamos com as mãos até despegar da vasilha.
Tender e moldar com as mãos ou com as forminhas e fazer figurinhas.
Colocam-se no tabuleiro forrado com papel vegetal e vai ao forno quente 220gr/230gr.




E aqui estão os bolinhos da avó Bela. 


Ocasionalmente publico já a Pitada Indiscreta, será uma pitada de opção, é gema de ovo ou seja pincelar as figurinhas com a gema previamente batida.


Bella|pseudónimo|

sexta-feira, 20 de março de 2015

ECLIPSE


Fenómeno..."diz uma lenda... que o sol e a lua sempre foram apaixonados um pelo outro.Mas nunca podiam ficar juntos, pois a lua só nascia ao pôr-do-sol. Sendo assim, Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova de que não existe no mundo um amor impossível.» 
(livros de MNVN )

Esta sexta-feira dia 20.03.2015 os portugueses assistiram a um eclipse solar total, foi visível apenas como parcial em todo o território nacional, entre as 08h00 e as 10h00 da manhã! 
Agora daqui a 11 anos em 2026...a história repete-se!!!


Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 18 de março de 2015

Pitada Indiscreta da tarte de feijão branco

É muito simples apenas a raspa de um limão só que acaba por tornar o paladar mais fresco uma vez que o sabor do feijão é forte e assim sendo a tarte fica com um aroma/paladar sublime!!!

Sabia que o a casca do limão tem 10 vezes mais vitaminas do que o sumo? Clique e fique a saber muito mais!



Bella|pseudónimo|