Santidade de Sabores e Saberes. Paladares gustação aromas únicos uma prova narrativas histórias ou apenas curiosidade...ou não! Tudo parte da criação do grado de uma única e simples apreciadora. Sejam bem vindos.
domingo, 9 de agosto de 2015
Mojito
Existe há mais de 100 anos em Cuba uma bebida muito própria para os momentos mais quentes e alegres.
Um drink muito fresco e saboroso feito com rum, açúcar, hortelã, sumo de limão ou lima,água com gás e muito gelo...ideal para o nosso Verão!
A receita é a original,pois está escrita numa tshirt que adquirimos em Havanna,a verdadeira!
Porém, fique atento ao aviso que os próprios cubanos dão em relação a essa bebida, não se deve abusar, pois apesar de leve, o Mojito é uma bebida que sobe muito rápido.Bella|pseudónimo|
Bolo de bolacha Maria
Um bolo
que faço desde a minha adolescência. Era o bolo que fazia sempre para os
aniversários dos meus irmãos e primos.Aqui fica a receita à minha maneira.Com manteiga,pois não sei fazer de outra forma.
Ingredientes:
200 g de
açúcar
250 g de
manteiga com sal
1 colheres de sopa de café solúvel
3 pacotes
de bolacha Maria
Café
quase frio sem açúcar, cerca de 400ml para molhar as bolachas
Preparação:
Prepare
todos os ingredientes para os ter à mão.
Para fazer o creme bata bem a manteiga com o açúcar e em seguida adicione as 1 colher de café em pó e misture bem.
Faça camadas de bolachas molhadas no café frio e do creme.
No fim barre a toda a volta para terminar o creme.
Decore com bolacha triturada,grãos de café ou uma decoração mais pessoal.
Este bolo não tem pitada indiscreta.
Bella|pseudónimo|
domingo, 26 de julho de 2015
PItada Indiscreta da Compota de Mirtilo
Uma pitada indiscreta fácil e económica que leva a compota...sumo de duas laranjas,faz toda a diferença na composição e textura desta compota!
Bom apetite.
Bella|pseudónimo|
quinta-feira, 2 de julho de 2015
Doce de mirtilo
Desde
que fiz compotas/doces pela primeira vez nunca mais me atrevi
a comprar,as compotas caseiras são uma verdadeira delicia.Uma forma saudável de aproveitar a fruta.
Este ficou com uma cor fantástica e a textura ficou
bem ao meu gosto!
Ingredientes:
1 kg
de mirtilos frescos
650
gr de açúcar
1/2 copo de água
2
paus de canela
2 estrelas de anis
1 pitada indiscreta
Preparação:
Colocar
num tacho os mirtilos bem lavados com a água durante 1hora.
Juntar
o açucar os restantes ingredientes e a Pitada Indiscreta.Mexer e levar ao lume e
quando começar a ferver colocar no mínimo.
Deixar
uns 20 a 25 minutos mexendo de vez em quando.O tempo depende um pouco da
textura que se quer…assim que faça ponto de estrada,está optimo!
Retire
o doce do lume, deixe arrefecer um pouco e guarde em potes de vidro.
Amanhã cá estarei com a Pitada Indiscreta!
Bella|pseudónimo|
terça-feira, 2 de junho de 2015
Doce de framboesas
Cá está o meu miminho de framboesa que fiz ontem. Ficou muito bom,não muito doce ... cheira e sabe a framboesas. Missão cumprida, portanto!
Receita
Ingredientes
0,5kg framboesas limpas
300g açucar
Sumo de 1 limão
1 pau de canela
Pitada Indiscreta
Misturar todos os ingredientes num tacho e mexer delicadamente. Vai a lume brando, mexendo de vez em quando com a colher de pau, durante +/- 40min
Dica: deitar um pouco do doce num prato previamente gelado e quando deslizar lentamente e empurrando com o dedo criar rugas…está pronto!
Sugestões: barrar no pão, misturar nos iogurtes naturais, cheesecakes ,scones, crepes e até com requeijão!
Sugestão da minha amiga Olinda: "Com gelado de natas... muito simples! 4 pacotes de natas e uma lata de leite condensado; batem-se as natas e junta-se o leite condensado, vai ao congelador! Costumo servir com chocolate quente, em cima ou compota de framboesas"
Hoje deixo aqui já a Pitada indiscreta do doce são 2 estrelas de anis sem dúvida que faz a diferença!
Bella|pseudónimo|
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Quinta-feira da Ascensão
Hoje é Quinta-feira da Ascensão...quarenta dias depois da Páscoa.
A Ascensão de Jesus ao Céu.
Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga era tida como “o dia mais santo do ano e era também o "dia da hora" mas tudo mudou.
Era um grande dia de feriado nacional...Deixou de o ser em 1952.
No entanto a tradição será sempre lembrada.
É tradição apanhar um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e alecrim. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.
Cada elemento simboliza sempre um desejo
Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano:
- A espiga que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
- O ramo de folhas de oliveira- que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
- Flores (malmequeres, papoilas, etc.)-que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte.
Em dias de trovoadas queimava-se um pouco desse ramo no fogo da lareira para afastar os raios.
Diziam os antigos que neste dia:
"há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda”
Assim como: "não se faz pão em quinta-feira de espiga” ou então coze-se nesse dia pão “para guardar o ano inteiro”.
Bella|pseudónimo|
Subscrever:
Mensagens (Atom)









