Santidade de Sabores e Saberes. Paladares gustação aromas únicos uma prova narrativas histórias ou apenas curiosidade...ou não! Tudo parte da criação do grado de uma única e simples apreciadora. Sejam bem vindos.
sábado, 3 de dezembro de 2016
Pitada Indiscreta do doce de formiguinhas
Olá
Estão curiosos não é?
Pois eu estou aqui precisamente porque gosto que vocês partilhem os meus saberes.
A Pitada Indiscreta do doce de formiguinhas é uma colher de sopa de farinha Maizena que se desfaz no leite e se junta ao preparado.Fica uma texura fina...aveludada!
Bella|pseudónimo|
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Doce de formiguinhas
Tenho a receita deste doce já lá vão uns aninhos... comi pela primeira vez no casamento da Bita... já lá vão uns trinta anos. A D. Elizabete uma senhora prendada na culinária fez questão que a boda do casamento da filha fosse confeccionada em casa sob a sua orientação. O doce de formiguinhas foi uma das sobremesas, fez o obséquio de me dar logo a receita...e eu que fiquei grata!
Ingredientes:
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite normal
1 pitada indiscreta
1 pacote de natas
8 colheres de açúcar
1 pacote de bolacha Maria
Preparação:
Num tacho juntam-se as gemas com o leite condensado e depois o leite normal com a pitada indiscreta diluída no próprio, formando um creme acetinado...
vai a lume brando e antes de ferver retira-se (para não coalhar).
Batem-se as claras em castelo com 4 colheres de açúcar e reserva-se.
Batem-se as natas com 4 colheres de açúcar e envolvem-se com as claras.
Numa taça coloca-se um pouco de creme e depois bolacha em camadas a gosto,ou seja o numero de camadas que entender,eu coloco apenas duas camadas de bolacha.Por fim o preparado natas/claras.
Convém colocar no frigorífico até servir!
Polvilha-se com as formiguinhas (chocolate granulado) na altura de servir!
A pitada indiscreta...amanhã será publicada! Até lá.
Bella|pseudónimo|
terça-feira, 1 de março de 2016
Pitada Indiscreta bolo baunilhado
Olá um pouco atrasada mas cá estou!
A pitada indiscreta é 2,5dl de leite morno vai ver que vale pela diferença, pois a textura do bolo fica macia.
Obrigada e um até já.
Bella|pseudónimo|
A pitada indiscreta é 2,5dl de leite morno vai ver que vale pela diferença, pois a textura do bolo fica macia.
Obrigada e um até já.
Bella|pseudónimo|
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Bolo baunilhado
Gosto da alquimia da cozinha! O perfume dos ingredientes,o sabor a textura…este é um bolo delicioso e de fácil preparação, cá em casa todos adoram…mais pela cobertura, mas também é muito saboroso!
Ingredientes:
4 ovos
150gr manteiga
250gr açúcar
1 pitada indiscreta
250gr farinha
1 colher de sobremesa de baunilha em pó
1 colher de chá fermento Royal
Preparação:
Junta-se o açúcar, a baunilha e a manteiga amolecida e bate-se até obter um creme. Depois as gemas a Pitada Indiscreta e continua a bater.Acrescenta-se a farinha com o fermento e por fim as claras em castelo muito levemente.
Vai ao forno previamente aquecido a 170gr em forma sem buraco untada com manteiga e polvilhada de farinha. Fica a cozer +/- 45m.
Cobertura:
Enquanto o bolo está no forno tratamos da cobertura
Colocamos ao lume ½ l de leite com uma casquinha de limão.
Juntamos 2 colheres de sopa bem cheias de maizena com 2 gemas de ovo 4 colheres de açúcar e 1 colher de sopa de baunilha e mistura-se bem com um pouco de leite até ficar pasta/creme.
Este preparado junta-se ao leite que está ao lume a ferver entretanto. Após engrossar retiramos do lume.
Barramos o bolo e decoramos (ou não) com farripinhas de chocolate ou com o que mais gostar!
Amanhã cá estarei com a Pitada Indiscreta.
Bella|pseudónimo|
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Trifle de lima
Desde miúda que tenho curiosidade em aprender /saber sobre ingredientes novas receitas e aplica-las.
Assim sendo, volta e meia cá em casa faço uma nova iguaria…foi
o caso!
Normalmente ouvimos a
palavra trifle e pensamos numa sobremesa rica, fresca, simples mas cheia de
sabores e texturas, natas açúcares e calorias, oh e as calorias!
Uma pesquisa aqui e outra ali vai daí fiz trifle de lima
e bolacha…delicia!
ingredientes
1 lata de leite evaporado fresco
1 lata de leite condensado magro
1 pacote de bolacha torrada
3 limas (sumo)
2 limas(raspa)
1 pitada indiscreta
1 pitada indiscreta
Preparação
No liquidificador bate-se o leite evaporado com o leite condensado,depois
o sumo das 3 limas.
Numa vasilha larga e transparente tipo pirex ,coloca-se o
preparado em cima de bolacha e outra camada de bolacha e o restante preparado.Entre uma camada e outra coloque uma raspinha de lima.Vai ao frigorífico umas horas ou até mesmo 1h no congelador e serve-se bem gelado. Decoração a gosto.
A pitada indiscreta vou já divulgar uma vez que não é um
ingrediente: Antes de colocar no frio
tape o recipiente com papel aderente a fim do doce manter o sabor e aroma
natural e não apanhar cheiros indesejáveis no frigorífico, digo-vos que
vale a pena!
Bella|pseudónimo|
domingo, 9 de agosto de 2015
Mojito
Existe há mais de 100 anos em Cuba uma bebida muito própria para os momentos mais quentes e alegres.
Um drink muito fresco e saboroso feito com rum, açúcar, hortelã, sumo de limão ou lima,água com gás e muito gelo...ideal para o nosso Verão!
A receita é a original,pois está escrita numa tshirt que adquirimos em Havanna,a verdadeira!
Porém, fique atento ao aviso que os próprios cubanos dão em relação a essa bebida, não se deve abusar, pois apesar de leve, o Mojito é uma bebida que sobe muito rápido.Bella|pseudónimo|
Subscrever:
Mensagens (Atom)


