expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de abril de 2013

LENDA DAS MAIAS

Todos os anos, de 30 de Abril para 1 de Maio é tradição, que se coloquem à porta de casa ramalhetes de giestas amarelas, também conhecidas por maias por florirem em Maio.
Diz a tradição que, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio, todas as entradas das habitações devem ser protegidas das “entidades malignas” tal como se afirme, que afasta o mau-olhado, as bruxas de casa e a entrada da fome… com um ramalhete de flores de Maio [as maias].
Há quem refira também, que as origens desta tradição, de reminiscências pagãs, encontra-se ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola que se avizinha!




A LENDA, alusiva a esta tradição, que com mais frequência se ouve, reza assim:

"Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia.
Para garantir que conseguiria eliminar o Menino, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças.
Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giestas amarelas na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime...




A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa.
Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giestas amarelas à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto!"

Desde criança que nunca esqueço este ocasião…


Bella|pseudónimo|