expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Broas tradicionais da Páscoa


Uma receita que está na minha família materna, há várias gerações. Na noite que antecede Sexta feira Santa, a família reúne-se à espera das primeiras broas quentinhas sempre foi assim quando era criança e já passei este hábito aos meus filhos e agora aos meus netos.



Faço sempre em forno a lenha e são sem dúvida as melhores, mas o forno eléctrico também serve na perfeição. Há quem as prefira com manteiga ou com doce, eu gosto delas simples de modo a saborear as especiarias que lhes dão um paladar e aroma maravilhosos. De salientar o brilho que elas têm...o azeite.

Ingredientes:

1,5 kg de farinha
0,5 kg. de açúcar
50 gr de fermento de padeiro
0,5l de leite
5 ovos
1 chávena almoçadeira de azeite
2 colheres (sopa) de erva doce
1 colher (sopa) de açafrão 
Pitada Indiscreta


Preparação:

Numa tigela, esfarelar o fermento de padeiro com uma chávena de farinha,um pouco de leite,misture e reservar.
Num alguidar grande misturar o açúcar a restante farinha a erva doce o açafrão a Pitada Indiscreta os ovos o leite e o azeite amassando bem com as mãos.
Junto a mistura de fermento e volto a amassar.

Quando a massa estiver consistente deixar descansar para levedar em local seco e quente, cerca de 4 horas coberta com um pano até dobrar de volume.
Depois amassar novamente e colocar colheradas de massa num tabuleiro enfarinhado e levar as broinhas a assar e dourar em forno bem quente!

Amanhã cá estarei com a Pitada Indiscreta !


Bella|pseudónimo|