Olá cá estou com a pitada indiscreta do meu pãodemia pitada indiscreta.
São 50 ml de azeite, de preferência um bom azeite, este é aqui da minha quinta.
Este ingrediente em conjunto com a uva passa,faz a diferença neste belíssimo pãodemia.
Bella|pseudónimo|
Santidade de Sabores e Saberes. Paladares gustação aromas únicos uma prova narrativas histórias ou apenas curiosidade...ou não! Tudo parte da criação do grado de uma única e simples apreciadora. Sejam bem vindos.
sexta-feira, 24 de abril de 2020
quinta-feira, 23 de abril de 2020
Pãodemia pitada indiscreta
Neste momento difícil que atravessamos, limitar as nossas preocupações e inquietações, ocupando com prazer alguns momentos do nosso dia, foi o que me levou a fazer o pão.
Uma receita fácil que o vai deliciar.Pão fresco sem sair de casa.
A Covid 19 é uma doença infecciosa causada por um vírus (coronavírus) transmitida por contágio,que os cientistas desconheciam até Dezembro de 2019. Em Portugal surgiram os primeiros casos em Março 2020 e obrigou-nos de imediato ao distanciamento social e confinamento em casa. Foi decretado o ESTADO DE EMERGÊNCIA no País. O Mundo não estava preparado para esta pandemia.Devido á disseminação global a OMS decretou pandemia Mundial. Um vírus que nos colocou a vacilar! o estilo de vida,os nossos hábitos, tudo mudou. Em 1918 aquando da peste "gripe espanhola" ou melhor "pneumónica",como as minhas avós contavam,muita gente morreu pelo Mundo.Desde essa altura que o Mundo não se via a braços, com uma situação como a que estamos a atravessar em pleno Séc.XXI.O Mundo humano está parado, mas o planeta Terra revigorou, rejuvenesceu!
Os cientista,os médicos, estudam a doença e como curar...entretanto teremos que aguardar a vacina. Até lá, o distanciamento físico entre os humanos é a única prevenção.
20 Abril 2020.
“Ensina-nos então a
numerar os dias, em que
utilizarmos sabiamente o
nosso coração.”
Salmo 90:12
INGREDIENTES
250 g de farinha de trigo
250 g de farinha integral
1 saqueta de fermento 7g
400 ml de água tépida
pitada indiscreta
50 g de passas de uva
1 colher de chá rasa de sal
PREPARAÇÃO
Misture as farinhas, o fermento,o sal numa taça. Vá juntando a água tépida,a pitada indiscreta e amasse com a mão muito bem.Por fim as passas demolhadas num pouco de leite (5 minutos) para aderirem melhor á massa.Faça uma bola, polvilhe com farinha e deixe repousar na vasilha, tapada com um pano grosso num sítio abrigado, até levedar por 2 horas; o tempo de levedura é muito importante para a textura do pão.
Aqueça o forno 230ºC . Forre com papel vegetal uma vasilha com tampa.
Puxe a massa de fora para dentro,com as mãos enfarinhadas,forme o pão e coloque dentro da vasilha (convém estar quente), faça uns recortes em cima,tape e leve ao forno já quente. Após 40 minutos retire a tampa e deixe mais 15 minutos para ganhar cor.
Retire do forno e da forma e deixe arrefecer tapado com o pano grosso que o abrigou aquando da levedura.
A pitada indiscreta é já na próxima publicação!
Cuide-se e fique em casa.
Bella|pseudónimo|
Subscrever:
Mensagens (Atom)