expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 29 de março de 2013

Pâo de ló d´avó Arminda

Este Pão de Ló é uma receita da minha avó materna, avó Arminda… era feita “a olho” com toda a perfeição no fogão de lenha,numa lata forrada com papel pardo que se usava no peso do arroz e açúcar a Kg untado com banha, todas as  Páscoas o Pão de Ló lá estava na mesa… eu lá consegui com o tempo organizar-me na pesagem dos ingredientes numa prescrição única, da qual saiu um pão de ló voluptuoso fofo cheiroso e "enxuto" como a avó gostava.
Era quase sempre eu que batia o bolo com a vara de arames,a avó dizia que tinha que bater algum tempo...para mim na altura 20m era uma eternidade!
Um dos motivos de orgulho do meu blog,uma receita nunca é igual à outra, mesmo com história, a sua evolução muda de mão em mão...



Pão de Ló |familiar-cinquentenário|

Ingredientes:

5 ovos
5 gemas
300gr açúcar
200gr farinha

1 colher de café de fermento 
pitada indiscreta


Preparação:

Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, depois sempre a bater vai se juntando as gemas uma a uma e bate-se durante 20m.
Envolve-se a farinha.

Coloca-se em forma forrada a papel manteiga!

Vai ao forno de lenha ou eléctrico a temperatura média  160º  durante +ou-1h. Ir controlando com a prata em cima!


Uma textura única ou melhor quase igual ao que avó Arminda fazia.
Fica muito fofo e macio,é uma delicia mesmo!

pitada indiscreta é o sorriso de boas recordações que este pão de ló me traz.



Bella|pseudónimo|

Sem comentários:

Enviar um comentário