expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 28 de março de 2013

Folar da Páscoa

Na Páscoa não há mesa sem folar sem pão-de-ló e sem amêndoas.

Nesta perspectiva começo as minhas receitas pascais, precisamente com o folar, todos os dias vou tentar partilhar convosco o meu saber…




A receita do folar é de uma velha amiga, já lá vão uns anos que ela me facultou a mesma, mas sinceramente nunca fiz, pois como boa amiga, todos os anos ela faz questão, de fazer um para a famíliaObrigada Zeca...






Ingredientes:
8 ovos para cozer
4 ovos para a massa
2 ovos pincelar
1k de farinha de trigo
4 dl de leite meio-gordo
150 g de açúcar
200 g vaqueiro
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento de padeiro seco
1 colher (sopa) de canela moída
Casca de  cebolas
Farinha de trigo (para polvilhar)
Óleo para cozinhar (para untar)
pitada indiscreta

Coza (8 ovos 2 folares grandes) juntamente com a casca das cebolas, durante 10 minutos. Depois, desligue o lume e deixe os ovos arrefecerem dentro da água da cozedura.

Prepare a massa:

Dissolva o fermento em leite morno. Deite a farinha em cima de uma mesa, abra uma cavidade, junte o sal, o açúcar, o vaqueiro previamente amolecido, os restantes quatro ovos, a canela, a mistura do leite com o fermento e misture. Trabalhe bem a massa até esta se descolar da mesa e das mãos. 

Faça uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e guarde em local aquecido. Abençoe a massa 3 vezes em cruz e reze 1 Avé Maria e um Pai Nosso.Deixe levedar até triplicar de volume +ou- 2h.
Barre um tabuleiro de forno um pouco de óleo. Deite a massa levedada em cima de uma mesa polvilhada com farinha e divida-a em duas partes iguais. 
Retire um pedaço de cada uma das partes e guarde. Molde duas bolas com a massa e coloque-as no tabuleiro, separadamente. 



Seque bem os ovos cozidos, sem os descascar, e coloque-os um a um no centro de cada bola de massa, de forma a que fiquem bem no seu interior e a bola ligeiramente achatada.
Com os pedaços de massa que reservou molde oito rolos e utilize-os dois a dois, formando uma cruz sobre cada ovo, de modo a que fiquem bem colados ao resto da massa. Deixe levedar durante mais 30 minutos.
Ligue o forno a 180ºC, pincele cada um dos folares com ovo batido e leve ao forno durante 40 minutos. Sempre com a pitada indiscreta. Retire e deixe arrefecer antes de servir.




Como não podia deixar de ser a Pitada Indiscreta são as mãos da Zeca. 




Aproveito para avisar que todas as minhas receitas desta época, o ingrediente principal vai ser a amêndoa  click no link e aproveitem para espreitar vejam as proteínas que tem.

A foto é da minha amendoeira em flor do ano passado, acabou por dar 11 amêndoas!!!!








Bella|pseudónimo|

Sem comentários:

Enviar um comentário