Um destes dias a minha neta Clara propôs que fizesse farófias..."avó é um doce que nunca fizeste e eu gosto".
Realmente há já algum tempo que não fazia. Então fui buscar o meu velhinho livro de receitas e lá estava a receita das farófias da tia Marquitas. Acaba por ser uma sobremesa de fácil preparação e económica, fica agradável ainda mais com os ovos caseiros cá da quinta.
Ingredientes:
5 ovos
1l leite 1/2 gordo
180 g açúcar
2 colheres de sopa rasas de Maizena
1 casca de limão verde
Canela qb
pitada indiscreta
Preparação:
Separam-se as gemas das claras e reservam-se. Batem-se as claras em castelo bem firme com 80g de açúcar e a pitada indiscreta e bate-se mais um pouco.
Entretanto já temos o leite ao lume num tacho largo ,com o resto do açúcar e a casca de limão.Quando começar a querer ferver diminui-se o fogo e deitam-se colheradas de claras,poucas de cada vez com espaço para se virarem,deixar cozer uns 3/4m virando-as com a espumadeira.
Colocam-se a escorrer e depois passam para uma taça ligeiramente funda.
Ao leite remanescente fora do lume juntam-se as gemas batidas com a farinha,novamente ao lume e sempre a mexer até levantar fervura e engrossar.Deixo arrefecer um pouco e depois é que junto em cima das farófias. Polvilham-se com canela ou também fica bem umas raspas de limão caramelizadas na hora num pouco de açucar e um fio de água.
Ficaram uma delicia e como já é hábito a pitada indiscreta deu um sabor único diferente.
Aguardem a próxima publicação pela pitada indiscreta. Até já!
Bella|pseudónimo|