expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de março de 2013

DIA DO PAI

Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protetores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar as suas histórias…




Como surgiu a ideia de dedicar um dia a festejar o Pai?
Talvez você não saiba como surgiu esta comemoração, mas tudo começou quando em 1909 Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. 
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. 
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais Nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

Por todo o Mundo se comemora o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. 
Em Portugal, a festividade acontece no mesmo dia de São José, Pai legal de Jesus 19 de Março. Mesmo com a ligação católica, esta data ganhou destaque por ser comercialmente interessante…


Bella|pseudónimo|by pesquisa internet