expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 29 de março de 2013

Pâo de ló d´avó Arminda

Este Pão de Ló é uma receita da minha avó materna, avó Arminda… era feita “a olho” com toda a perfeição no fogão de lenha,numa lata forrada com papel pardo que se usava no peso do arroz e açúcar a Kg untado com banha, todas as  Páscoas o Pão de Ló lá estava na mesa… eu lá consegui com o tempo organizar-me na pesagem dos ingredientes numa prescrição única, da qual saiu um pão de ló voluptuoso fofo cheiroso e "enxuto" como a avó gostava.
Era quase sempre eu que batia o bolo com a vara de arames,a avó dizia que tinha que bater algum tempo...para mim na altura 20m era uma eternidade!
Um dos motivos de orgulho do meu blog,uma receita nunca é igual à outra, mesmo com história, a sua evolução muda de mão em mão...



Pão de Ló |familiar-cinquentenário|

Ingredientes:

5 ovos
5 gemas
300gr açúcar
200gr farinha

1 colher de café de fermento 
pitada indiscreta


Preparação:

Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, depois sempre a bater vai se juntando as gemas uma a uma e bate-se durante 20m.
Envolve-se a farinha.

Coloca-se em forma forrada a papel manteiga!

Vai ao forno de lenha ou eléctrico a temperatura média  160º  durante +ou-1h. Ir controlando com a prata em cima!


Uma textura única ou melhor quase igual ao que avó Arminda fazia.
Fica muito fofo e macio,é uma delicia mesmo!

pitada indiscreta é o sorriso de boas recordações que este pão de ló me traz.



Bella|pseudónimo|

quinta-feira, 28 de março de 2013

Folar da Páscoa

Na Páscoa não há mesa sem folar sem pão-de-ló e sem amêndoas.

Nesta perspectiva começo as minhas receitas pascais, precisamente com o folar, todos os dias vou tentar partilhar convosco o meu saber…




A receita do folar é de uma velha amiga, já lá vão uns anos que ela me facultou a mesma, mas sinceramente nunca fiz, pois como boa amiga, todos os anos ela faz questão, de fazer um para a famíliaObrigada Zeca...






Ingredientes:
8 ovos para cozer
4 ovos para a massa
2 ovos pincelar
1k de farinha de trigo
4 dl de leite meio-gordo
150 g de açúcar
200 g vaqueiro
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento de padeiro seco
1 colher (sopa) de canela moída
Casca de  cebolas
Farinha de trigo (para polvilhar)
Óleo para cozinhar (para untar)
pitada indiscreta

Coza (8 ovos 2 folares grandes) juntamente com a casca das cebolas, durante 10 minutos. Depois, desligue o lume e deixe os ovos arrefecerem dentro da água da cozedura.

Prepare a massa:

Dissolva o fermento em leite morno. Deite a farinha em cima de uma mesa, abra uma cavidade, junte o sal, o açúcar, o vaqueiro previamente amolecido, os restantes quatro ovos, a canela, a mistura do leite com o fermento e misture. Trabalhe bem a massa até esta se descolar da mesa e das mãos. 

Faça uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e guarde em local aquecido. Abençoe a massa 3 vezes em cruz e reze 1 Avé Maria e um Pai Nosso.Deixe levedar até triplicar de volume +ou- 2h.
Barre um tabuleiro de forno um pouco de óleo. Deite a massa levedada em cima de uma mesa polvilhada com farinha e divida-a em duas partes iguais. 
Retire um pedaço de cada uma das partes e guarde. Molde duas bolas com a massa e coloque-as no tabuleiro, separadamente. 



Seque bem os ovos cozidos, sem os descascar, e coloque-os um a um no centro de cada bola de massa, de forma a que fiquem bem no seu interior e a bola ligeiramente achatada.
Com os pedaços de massa que reservou molde oito rolos e utilize-os dois a dois, formando uma cruz sobre cada ovo, de modo a que fiquem bem colados ao resto da massa. Deixe levedar durante mais 30 minutos.
Ligue o forno a 180ºC, pincele cada um dos folares com ovo batido e leve ao forno durante 40 minutos. Sempre com a pitada indiscreta. Retire e deixe arrefecer antes de servir.




Como não podia deixar de ser a Pitada Indiscreta são as mãos da Zeca. 




Aproveito para avisar que todas as minhas receitas desta época, o ingrediente principal vai ser a amêndoa  click no link e aproveitem para espreitar vejam as proteínas que tem.

A foto é da minha amendoeira em flor do ano passado, acabou por dar 11 amêndoas!!!!








Bella|pseudónimo|

Bolo maravilha de amêndoa



Bolo leve e fofo que é uma delicia para os gulosos,é um doce que nunca deixo de fazer na Páscoa desde os meus tempos de miúda. Não é muito difícil só que leva algum tempo,uma vez que temos de fazer os ovos-moles!
Um bolo que não leva farinha.
Aqui fica mais uma partilha muito pessoal…de coração!!!





Ingredientes:
9 ovos
450 g de açúcar
350 g de miolo de amêndoa
100 ml água
vinho do Porto q.b
pitada indiscreta
*Doce de ovos 


Preparação:
Rale as amêndoas na picadora (não muito moídas).Separam-se as gemas e bata as claras em castelo bem firme e junta-se 250g de açúcar aos poucos sem parar de bater. 
Depois misture a amêndoa moída mexendo com cuidado com a colher de pau,assim como a pitada indiscreta.
Unte uma forma com ou sem buraco, forre o fundo a papel vegetal e volte  a untar com manteiga. 
Deite a  massa na forma, aconchegue bem e leve a cozer em forno médio cerca de 40m +ou-  a 170g. Retirar do forno e deixar arrefecer.


*Doce de ovos:
Com os restantes 200g de açucar, as 9 gemas preparamos os ovos-moles.
Deite o açúcar num tachinho, junte  a água, tape,leve ao lume brando e deixe ferver 3 m destapado depois retire do lume, deixe arrefecer. Entretanto, batem-se as gemas com um pouco de vinho do Porto e juntam-se em fio á calda e leva-se novamente ao lume sem parar de mexer até levantar fervura, e está pronto!
Quando o bolo estiver quase frio, verta o doce sobre ele.

Como o nome indica este bolo é mesmo uma maravilha, baixa um pouco o que é normal!

Hoje estou bem disposta e comunico já a pitada indiscreta,é uma colher de chá de bicarbonato de sódio,deixa a textura do bolo mais aprimorada.

Bom apetite!


Bella|pseudónimo|

domingo, 24 de março de 2013

INICIO DA SEMANA SANTA

DOMINGO DE RAMOS


Todos nós celebramos o Domingo de Ramos. Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém. Domingo de Ramos foi o cumprimento das "setenta semanas" do profeta Daniel: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos"(Daniel 9:25). João 1:11 nos diz: "Ele Veio para o que era seu, e os seus não o receberam". As mesmas multidões que gritaram "Hosana" agora estavam gritando "Crucifica-o" cinco dias depois (Mateus 27:22-23).





LENDA DA PÁSCOA



Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Quando Cristo morreu na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagão da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.