expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Bolo de cenoura recheado

Esta é a tradicional receita de bolo de cenoura á fatia, sem recheio e sem cobertura. Como não estava muito satisfeita com o bolo em si, resolvi como é meu costume reinventar; tinha a família cá em casa e acabou por ser uma ótima sobremesa. Ficou húmido e fofo; vai daí…aprovado, como é hábito!




Ingredientes:

3 cenouras médias
4 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
pitada indiscreta

recheio :

300ml de leite
2 colheres de açucar
1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena
1 casca de limão
2 gemas de ovo

preparação bolo:

Limpe as cenouras e corte ás rodelas, junte os outros ingredientes no liquificador  e bata até estarem bem incorporados.

O forno deve estar pré aquecido a 180ºC. Deite a massa numa forma e leve ao forno por mais ou menos 40 a 45 m. Verifique a cozedura, não deixe ficar muito cozido!

preparação do recheio

Junte ás gemas o açúcar, a farinha maizena, a casca do limão e mistura-se tudo com um pouco de leite, depois de tudo envolvido, junta-se o restante leite, e vai ao lume até engrossar. Deixe arrefecer um pouco.

Abra o bolo em 3 partes e recheie! Fica como a foto documenta, uma delicia!


A pitada indiscreta é já na próxima publicação.



Bella |pseudónimo|



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Pitada indiscreta papos de anjo

Olá cá estou com a minha pitada indiscreta.

Adoro especiarias e licores para usar nas minhas pitadas indiscretas, marcam a diferença em qualquer iguaria seja doce ou salgada!

A pitada indiscreta dos papos de anjo é  um cálice de rum, em conjunto com as especiarias, fica um aroma de terras da Índia.



Bella |pseudónimo|

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Papos de Anjo



Esta é uma receita de uma amiga, a Inês. Já fiz noutras ocasiões mas, não tinha fotografado. Não é dos doces que faço com regularidade devido á exagerada quantia de gemas e açucar, no entanto como gosto de agradar a todos os tipos de seguidores, aqui fica a receita dos ditos.


ingredientes:

9 gemas
2 claras

Calda:
3 chávenas de açúcar
1 L água mal medido
8 pontas de cravinho
2 paus de canela
Casca de ½ limão
3 estrelas de anís
pitada indiscreta



preparação:

Calda: coloque todos os ingredientes numa panela e ferva até formar uma calda tipo pérola (30m mais ou menos) antes de desligar coloque a pitada indiscreta e deixe ferver mais um pouco. Reserve.

Misture e bata as gemas com as claras na batedeira até triplicar de volume, uns 10m.

Coloque em forminhas de empadas untadas com bastante manteiga. Leve em forno pré aquecido a 200⁰C por 15 minutos, espere amornar tire das forminhas coloque um cravinho(opcional) e coloque na calda, fica melhor servido no dia seguinte.



A pitada indiscreta é já na próxima publicação, até já!


Bella |pseudónimo|