expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Porque sou Feminista...Isto é só para as Amigas...Perdoem-me os Homens…

“Quando a mulher descobre a sua beleza interior, ela passa a exalar essa beleza de uma forma plena e total. Nada pode ser mais bonito e divino do que ver esta essência transbordando nos seus olhos, em cada gesto, em cada palavra. É uma dança divina, é um presente do Universo!”

Não só no dia de hoje 8 de Março,mas em todos os dias da nossa vida .


MULHERES

O Dia Internacional da Mulher, é um marco, é sempre o inicio de um novo ciclo, de uma nova etapa, que leve as mulheres a defenderem os seus direitos! 

Um pouco de história…o porquê este dia!

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. 

As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte das trabalhadoras.
Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo. Só no decorrer do ano de 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher",então no ano seguinte,1911 o “Dia Internacional da Mulher” foi celebrado a 8 de Março, por mais de um milhão de pessoas pela 1ª vez." 


Foto célebre |Mulheres 1911| 

De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. 
É frustrantes ainda termos de nos impor na sociedade, através de um dia especial, já não deveria ser necessário, no entanto é uma homenagem a todo o esforço que a mulher tem feito ao longo de séculos e também para aquelas que, como sabem, ainda há mulheres com vidas menos felizes…!
Violência doméstica, a discriminação laboral, a violência e assédio sexual no trabalho, são estas discriminações negativas em função do sexo, que devem ser eliminadas da nossa sociedade, embora tenham vindo a ser perseguidas mas sem grande sucesso!
Na sociedade em geral a situação da mulher está ainda sujeita a velhas mentalidades que, embora de forma não declarada, reduzem a sua plena igualdade. O número de mulheres em lugares directivos é ainda diminuto, apesar de muitas delas, demonstrarem excelentes qualidades para o seu desempenho.
Hoje as mulheres estão integradas em todos os ramos profissionais, mesmo naqueles que, ainda há bem pouco tempo, apenas eram atribuídos aos homens, nomeadamente a intervenção em operações militares.
Cada vez mais hoje em dia nos é exigido, que sejamos super mulheres!!! No entanto, temos que ter tempo para nós próprias…,além de mulheres ativas, bem sucedidas e de todas as áreas, que acumulam papéis de mães, avós, filhas e tias e que ainda têm os seus empregos, o seu trabalho diário.

Para todas as belíssimas mulheres deste mundo, um feliz Dia da Mulher. Que façam da vossa vida algo especial para vocês mesmas e sorriam sempre, mesmo quando menos tiverem vontade… pois o nosso sorriso irradia sempre na presença de um homem…!


Bella|pseudónimo|