expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 29 de dezembro de 2012

Quentão de vinho tinto


Uma bebida de vinho quente, que se consome e é tradicionalmente bebida no sul do Brasil nos dias mais frios!
O meu genro é que costuma fazer as honras da casa.

Digamos que á cerca de 6 anos a esta parte é uma bebida típica cá em casa na noite de Natal, ou melhor pela noite dentro, uma vez que é por volta das 2h da manhã, que bebemos esta poção bem quente…depois de tudo tranquilo, após a azáfama da consoada familiar e da entrega/troca de prendas.

"Até consola os sentidos e a áurea" diz quem bebe!







ingredientes

0,5l agua
1L vinho tinto Garrafeira
4 rodelas de gengibre 
8 colheres de sopa açúcar amarelo
3 paus canela
6 sementes de cardamomo
pitada indiscreta

preparação

Ferve a água com os ingredientes incluindo a pitada indiscreta por 5m para soltar o sabor.
Acrescentamos o vinho e deixar apurar por 20m.
Entretanto preparam-se as canecas escaldadas em água fervente e passa-se a bordadura das mesmas por açucar e canela.

Servir muito muito quente!!! 


Estão a imaginar o aroma não estão...?


A pitada indiscreta são 8 grãos de cravinho.



Bella|pseudónimo|

Pitada indiscreta do bolo de leite de coco



É... como não podia deixar de ser, 1/2 chávena de coco, claro nem todos gostam e como tal temos que respeitar, mas fica muito agradável este bolo de leite de coco.

Já agora não se esqueçam de ver o link!






Bella|pseudónimo|

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bolo de leite de coco


Acabado de sair do forno...quentinho!!!


Ingredientes:
5 ovos
2 cháv.chá de açucar
1 frasco de leite de coco 
1 cháv de manteiga 
3 cháv.de farinha de trigo 
pitada indiscreta

Preparação:
Bater todos os ingredientes pela ordem transcrita durante 10m,á excepção das claras que se juntam por ultimo batidas em castelo firme.
A Pitada Indiscreta no final e envolver só para misturar .
Cozer em forma untada e enfarinhada a 170°C por 45 minutos +ou-.

A Pitada Indiscreta como manda a tradição, só na próxima publicação...até amanhã!


Bella|pseudónimo|

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

2013 NOVO ANO



| Quando penso “2013 vem ai”, suspiro |

 

 


Já reparou que quando se fala do novo ano parece que a palavra “crise” vem sempre associada?! Pois a mim apetece-me fazer um “senhor manifesto” para banir esta palavra do próximo ano! É que só o nome deixa-nos mais em baixo e isso não pode ser!


Encarar 2013 com um sorriso é meio caminho andado para que o ano corra melhor! Um início do ano sabe sempre a recomeço! E Recomeço é uma coisa boa, damos novas oportunidades aos outros e principalmente a nós próprios, traçamos planos, delineamos objectivos! E isto não passa com a idade! Faça planos sempre! Mas não os deixe na sua cabeça… é que assim, se tiver uma memória como a minha, amanhã já não se lembra do que prometeu hoje!

Vamos fazer assim, vá buscar um papel e uma caneta… Já foi? Olhe que estou a falar a sério! É importante escrever e ir riscando o que se fez à medida que o fazemos.


Olhe este ano, na minha lista eu vou colocar lanchar mais vezes com os meus amigos, fazer chás com bolinhos e convidar alguém. Já escreveu o seu primeiro objetivo? Muito bem, vamos ao segundo!


Este ano vou inscrever-me na natação! Digo isto há pelo menos 10 anos, mas tem de ser! Agora como lhe disse tenho de mesmo de cumprir que depois parece mal! Fazer exercício físico é meio caminho andado para que o seu dia corra melhor! Nem que seja dar uma volta ao seu quarteirão! Apontou o seu segundo objectivo? De certeza? Espero bem que sim… vamos ao terceiro?


Este ano faça alguma coisa que nunca fez e que diz sempre “qualquer dia faço”! Tenho de lhe dizer que não gosto nada deste “qualquer dia faço” porque nunca se faz coisa nenhuma! Quer ir passear ao Minho? Então marque a viagem e vá mesmo! “Qualquer dia começo a dieta”.

Não é qualquer dia! É já hoje! Vamos lá cortar nos doces e fritos! (pronto, comece só depois do Dia de Reis) “Qualquer dia aprendo a fazer arraiolos”, procure uma escola! Faça algo que nunca fez! Olhe, eu nunca casei! Pode ser que seja este ano! Acha boa ideia?


Bem… só faço 3 itens para a minha lista, mas pode escrever mais! Depois é só ir riscando!

Os meus votos para 2013? Que não seja igual a 2012. Que seja muito melhor! Repleto de Música, Alegria, Saúde, Amor e Amizade! E pense em si, mas pense mais nos outros! Quando fazemos alguém feliz, essa felicidade passa para nós! É automático! Experiente!

Dê mais sorrisos este ano, diga mais vezes “Bom Dia”, sorria mais e refile menos! Eu tento sempre fazer isto e confesso que a parte do refilar é mais difícil de cumprir! No que depender da Rádio Sim terá sempre a melhor das companhias, boa música e uma gargalhada, à distância de ligar o Rádio!


Feliz Ano Novo! 

Crónica da amiga Miriam Gonçalves

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Lendas de Natal


A Lenda da Flor de Natal


Diz a lenda, que uma menina chamada Pepita, sendo pobre, não podia oferecer um presente merecedor ao menino Jesus, na missa de Natal. 
Muito triste, contou o facto ao seu primo Pedro, que ia com ela a caminho da Igreja. Este disse-lhe que ela não tinha que estar triste, pois o que mais importa quando oferecemos algo a alguém, é o amor com que oferecemos, especialmente aos olhos de Jesus. 
Pepita lembrou-se então de ir recolhendo alguns ramos secos que ia encontrando pelo caminho, para Lhe oferecer.
Quando chegou à Igreja, Pepita olha para os ramos que colheu e começa a chorar, pois acha esta oferenda muito pobre. Mesmo assim, decide oferecê-las com todo o seu amor. 
Entra na igreja e, quando deposita os ramos em frente da imagem do menino Jesus, estes adquirem uma cor vermelha brilhante, perante o espanto de toda a congregação presente. Este acontecimento foi considerado por todos o milagre daquele Natal. *FELIZ NATAL *


Bella|pseudónimo|

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

1000 LEITORES



Obrigada pelo presente de Natal dos meus queridos leitores!!!

Precisamente faz hoje 3 meses que criei o blog, hoje mesmo chegou aos 1000 leitores!!!
FELIZ NATAL, BOAS FESTAS com as receitas da Pitada Indiscreta.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pitada Indiscreta do perú de Natal


A Pitada Indiscreta do perú é uma boa pernada de  alecrim...vejam o que tem de bom e o tão medicinal que é!
Sente-se o pronunciado cheiro na casa.






Perú de Natal com espumante


Chegou a hora de colocar aqui a minha receita do perú de Natal, de à uns anos a esta parte,diga-se de passagem, tem sido temperado com Champagne (espumante).

O costume em casa dos pais e dos sogros.
O perú era temperado com vinho branco,mas a conselho de um velho amigo experimentei com espumante bruto ou meio seco....e sem dúvida que fica muito macio com um trave agreste.

E é claro com todo o prazer, que vos revelo esta minha receita.





Ingredientes


1 Perú de 7kg

8 limões
8 laranjas 
sal grosso qb
150g vaqueiro
colorau qb
folhas de louro fresco
1 ramo de salsa
3 colheres de sopa de massa de pimentão(é salgada)
10 dentes de alho esmagados
pimenta preta qb
150g de banha de porco
1 Garrafa Espumante meio seco ou bruto  
pitada indiscreta


Preparação 
 

Põe-se o perú durante 2 dias em água com os limões, as laranjas e o sal a marinar no dia 21 de Dezembro á noite ...começa os preparativos.

No dia 23 escorre e 
tempera-se ou melhor envolve-se com uma papa feita com todos os ingredientes na pingadeira de barro.Deixe a descansar até ao dia seguinte.
Rega-se com o espumante,a pitada indiscreta no dia 24 que vai a assar durante 5ha 6h.

O forno tem que ter uma temperatura média/quente,o tempo de assadura leva sempre umas horas a assar.Convém ir regando aos poucos e de vez em quando virar.Colocar uma prata para não queimar.


A minha sugestão para acompanhar e por experiência é com arroz de pinhões/passas ou batata doce assada envolvida em prata e na hora de comer abrir a batata e pôr uma noz de manteiga no meio...uma delicia!


FELIZ NATAL


Bella|pseudónimo|


LENDA DA VELA DE NATAL

A LENDA DA VELA DE NATAL



Era uma vez um pobre sapateiro que vivia numa cabana, na encruzilhada de um caminho, perto de um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e queria ajudar os viajantes, que à noite por ali passavam, deixava na janela da sua casa, uma vela acesa todas as noites, de modo a guiá-los. E apesar da doença e a fome, nunca deixou de acender a sua vela. Veio então uma grande guerra, e todos os jovens partiram, deixando a cidade ainda mais pobre e triste. As pessoas do povoado ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, decidiram imitá-lo e, naquela noite, que era a véspera de Natal, todos acenderam uma vela em suas casas, iluminando todo o povoado. 

À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre, É o milagre das velas”. A partir daquele dia, acender uma vela tornou-se tradição em quase todos os povos, na véspera de Natal. *FELIZ NATAL*
Bella|pseudónimo|