expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Avós e netos, o eterno namoro…

Avós e netos, o eterno namoro…tão bonito



"A relação de avós e netos é grande parte das vezes um verdadeiro “namoro” com direito a todas as atenções, todo o afecto e toda a entrega.
Numa fase da vida em que têm mais disponibilidade - e não são os principais responsáveis pela educação das crianças! - os avós perdem-se nos mimos aos netos. Um retrato de uma relação que beneficia os avós, os netos e os pais.
Se cada um de nós procurar no fundo do baú da nossa memória algumas das mais doces recordações de infância, certamente vai encontrar lembranças dos mimos de uma avó paciente e benevolente. 
Uma avó que tinha sempre um bolo acabado de fazer para o nosso lanche, que tratava das feridas que fazíamos nos joelhos com infinitamente mais paciência que todas as outras pessoas e que nunca nos dizia coisas como “despacha-te!” ou “vais ficar de castigo!”
Os avós, mesmo os mais novos, estão já numa altura na qual têm mais tempo (real),mas também mais disponibilidade (mental) para dedicarem a estar com os netos. 
Apesar do cansaço que isso possa em alguns casos representar, vêem nos netos como que a continuidade da sua própria vida e investem de forma entusiasta na relação. Vários estudos têm também demonstrado que os avós que tomam conta dos netos apresentam inevitavelmente uma maior probabilidade de se manterem fisicamente ativos.
Avós: os segundos pais?
O que motiva os avós a investirem tanto tempo, tanto amor e tanto dinheiro nos netos e o que leva os netos a retribuírem com tanto afeto? 
A antropóloga americana Margaret Mead afirmou que os avós precisam dos netos para que estes os mantenham vivos e os netos precisam dos avós para que estes os ajudem a saber quem são.
De resto, a antropóloga defendia que a continuidade da cultura depende da presença viva de pelo menos três gerações. Já quanto ao tipo de avô ou avó que se é, Mead afirmava que depende em parte da idade (os mais novos tendem a ser mais participativos, os mais velhos mais distantes), mas sobretudo do tipo de relacionamento anterior com os filhos.
Apesar de não ser claro se este investimento dos avós nos netos remonta a tempos ancestrais ou se está relacionado com os valores e normas da atual sociedade, uma coisa ficou clara para os investigadores: o papel dos avós no início da vida dos netos é fundamental.
De acordo com os resultados da pesquisa, o seu apoio tem um enorme impacto no desenvolvimento da criança, aumentando em muito as hipóteses desta crescer de forma saudável.
Mas hoje, com a recente vaga de emigração de jovens casais para fora do país, alguns avós e netos acabam por ficar privados do contacto frequente sendo obrigados a relacionarem-se à distância."

Pesquisa feita por,


Bella|pseudónimo|


Baba de camelo au café

Sempre que quero agradar á visita de amigos,esta é a sobremesa ideal.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado cozido
6 ovos
1/2 chávena de café puro
pitada indiscreta
4 folhas de gelatina incolor


Preparação:

Bater o leite condensado com as gemas, o café e a pitada indiscreta.

Noutro recipiente, bater muito bem as claras em castelo e posteriormente envolvê-las no preparado anterior até ficar homogéneo.De acordo envolva a gelatina previamente amolecida e desfeita num pouquinho de água morna.

Colocar o preparado numa taça grande e levar ao frigorífico até ficar mais firme. Decorar a gosto com *bolacha esmagada ou grãos de café.

Dicas:

1-Para quem gostar, as *bolachas de chocolate ficam muito boas nesta baba de camelo.
2-Em vez de ir ao frigorífico, pode optar por congelar…fica um gelado excelente,aqui em casa é a opção preferida…



Bella|pseudónimo|