Esta receita não é minha. Foi uma amiga de família que sempre fazia este doce quando as famílias se juntavam.
Era adolescente tinha os meus 13 anos quando lhe pedi a receita não propriamente pelo doce mas pelo nome "nem tudo o vento levou". Curiosa perguntei porquê do nome...também não sabia pois foi uma colega de trabalho que lhe deu a receita ...
A receita está comigo há cerca de 45 anos, faço algumas vezes principalmente no Verão pois é um doce uma mousse com uma textura cremosa e fresca. Faço normalmente com laranja mas pode também ser elaborada com ananás. Adicionei a minha Pitada Indiscreta.
Ingredientes:
1 lata de leite evaporado
1 pacote de gelatina de laranja
2 chávenas de chá de água
1 chávena de chá de sumo de laranja
1 " " de açúcar
3 ou 4 laranjas
1 pitada indiscreta
Preparação:
Faça a gelatina:metade da água ao lume a ferver, junte o pacote da gelatina mexa bem,desliga e junta-se a outra metade da água mexe e deixa-se arrefecer um pouco (não deixar talhar).
Ao sumo de laranja junte o açúcar até dissolver.
Bata o leite evaporado(deve estar no frigorífico de um dia para o outro) com a varinha até ficar uma mousse,depois vai-se juntando em fio e sempre a bater o sumo de laranja com o açúcar e depois a gelatina muito devagar,de seguida a Pitada Indiscreta.
Numa taça larga preenche-se o fundo com pedaços de laranja,depois deita-se o preparado por cima devagarinho.Vai ao frigorífico pelo menos 6h ou de um dia para outro.
Faz-se a decoração com a laranja aos pedaços ou como se desejar.
A minha família adora principalmente nas festas de família e de Verão, muito agradável.
Na próxima publicação cá estou com a Pitada Indiscreta.
Até lá!
Bella|pseudónimo|