Lemon curd ou doce de limão... há quem lhe chame compota! mas está errado pois uma compota não leva gemas,assim me corrigiu o meu amigo e critico Fernando Melo.
É um agridoce que no sentido figurado podemos considerar "com um ligeiro azedume revestido por doçura”.
É um agridoce que no sentido figurado podemos considerar "com um ligeiro azedume revestido por doçura”.
Este doce tem um tempo de validade curto pois o limão como sabemos é um oxidante forte e poderoso, no frigorífico mantém-se 2 meses com facilidade!
Muito fácil de elaborar esta receita, já a tenho á alguns anos foi-me cedida por uma senhora madeirense como sendo um doce da Madeira.
Realmente aqui à 25 anos…a net pouco era falada (pesquisa) e sem dúvida que este doce foi uma novidade, no entanto hoje já se encontram todas as receitas e mais algumas nas redes sociais!
Esta é particularmente minha e tenho muito gosto em partilhá-la com os meus caros leitores.
Ingredientes:
3 ovos inteiros
3 chávenas de chá de açúcar
3 limões médios|sumo e raspa|
Pitada Indiscreta
Preparação:
No tacho que vai ao lume, envolvem-se os ovos inteiros com o açúcar, depois junta-se a raspa e sumo dos limões e a Pitada Indiscreta.Vai ao lume sempre a mexer e quando levantar fervura baixar o fogo para o mínimo e deixar ferver 6/8m, mexendo de vez em quando.
Coloca-se em frascos ou taça e manter no frigorífico.
Dica: Convém o lume estar muito baixinho para não grudar.
Na próxima publicação cá estou para dar a saber a Pitada Indiscreta, será já amanhã pois não convém fazer o doce sem a mesma, é um dos ingredientes principais!!! Até já.
Bella|pseudónimo|
Sem comentários:
Enviar um comentário