Por norma aqui em casa a pera bêbada é uma sobremesa ou até um pequeno lanche que faço mais no Verão, aguenta 2 ou 3 dias no frigorífico e fresquinha é uma delicia.
Em casa dos meus sogros havia todo o ano pois o meu sogro Manuel dos Santos adorava... eram cozidas no seu vinho premiado do Dão, pois o segredo é um bom vinho faz toda a diferença; na cor no brilho na textura da pêra e depois na calda como é óbvio!
Ingredientes:
10 peras médias
300g de açúcar amarelo
250ml de água
750ml (1 garrafa de vinho)
1 limão
2 paus de canela
2 folhas de louro verdes
2 folhas de louro verdes
pitada indiscreta
100ml ou um bom cálice de vinho do Porto
Preparação:
Depois de descascadas as peras deita-se por cima o sumo dos limões e aguardam.Entretanto num tacho largo põe-se a água o açucar o vinho o pau de canela a casca do limão fininhas para não amargar (retira-se antes de espremer o sumo nas peras) as folhas de louro e a pitada indiscreta.
Quando levantar fervura colocam-se as peras uma a uma e deixar cozer em lume brando até ficarem macias e não muito cozidas.
Retira-se as peras para uma taça larga e junta-se o vinho do Porto à calda e deixa-se ferver até ficar um pouco espesso tipo xarope...deixa-se descansar uns 10min. fora do lume e deita-se em cima das pêras praticamente cobertas.
Podem ficar um pouco mais escuras ou mais claras....depende da qualidade do vinho,certo é que tem de ser bom!
Podem ficar um pouco mais escuras ou mais claras....depende da qualidade do vinho,certo é que tem de ser bom!
Cá em casa servem-se bem frias!
A pitada indiscreta é já a seguir!
Bella|pseudónimo|
Sem comentários:
Enviar um comentário