expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 30 de dezembro de 2012

Sonhos...de Natal


SONHOS
Se há doce que gosto do Natal é os sonhos. Quem costuma fazê-los é a minha madrinha Cina, nunca encontrei sabor igual,a textura,tudo…ou seja são únicos!!
Existe um senão, novamente como já escrevi há uns dias aqui, a receita é complicada porque a madrinha faz ”a olho”, este ano estive atenta e vou tentar transcrever as quantidades do que observei…


Ingredientes:
0,5 l água a ferver 
100 g manteiga,
1 pitada sal
30g padeiro 
750g farinha +ou-
9 ovos 
óleo q/b fritar 
Pitada Indiscreta

Preparação:
Bate-se com as mãos, mas no inicio a farinha com a água quente convém ser com uma colher de pau…,depois os ovos um a um já com as mãos, a manteiga amolecida, o sal a farinha e o fermento, mexer muito bem a massa.
Deixe repousar a massa durante uns minutos. 
Em seguida coloque colheres pequenas de massa em óleo quente abundante, até que os sonhos fiquem dourados.



A pitada indiscreta dos sonhos é uma dica: picar os sonhos com uma agulha de crochê, crescem mais e não rebentam!
Bella|pseudónimo|


sábado, 29 de dezembro de 2012

Quentão de vinho tinto


Uma bebida de vinho quente, que se consome e é tradicionalmente bebida no sul do Brasil nos dias mais frios!
O meu genro é que costuma fazer as honras da casa.

Digamos que á cerca de 6 anos a esta parte é uma bebida típica cá em casa na noite de Natal, ou melhor pela noite dentro, uma vez que é por volta das 2h da manhã, que bebemos esta poção bem quente…depois de tudo tranquilo, após a azáfama da consoada familiar e da entrega/troca de prendas.

"Até consola os sentidos e a áurea" diz quem bebe!







ingredientes

0,5l agua
1L vinho tinto Garrafeira
4 rodelas de gengibre 
8 colheres de sopa açúcar amarelo
3 paus canela
6 sementes de cardamomo
pitada indiscreta

preparação

Ferve a água com os ingredientes incluindo a pitada indiscreta por 5m para soltar o sabor.
Acrescentamos o vinho e deixar apurar por 20m.
Entretanto preparam-se as canecas escaldadas em água fervente e passa-se a bordadura das mesmas por açucar e canela.

Servir muito muito quente!!! 


Estão a imaginar o aroma não estão...?


A pitada indiscreta são 8 grãos de cravinho.



Bella|pseudónimo|

Pitada indiscreta do bolo de leite de coco



É... como não podia deixar de ser, 1/2 chávena de coco, claro nem todos gostam e como tal temos que respeitar, mas fica muito agradável este bolo de leite de coco.

Já agora não se esqueçam de ver o link!






Bella|pseudónimo|

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bolo de leite de coco


Acabado de sair do forno...quentinho!!!


Ingredientes:
5 ovos
2 cháv.chá de açucar
1 frasco de leite de coco 
1 cháv de manteiga 
3 cháv.de farinha de trigo 
pitada indiscreta

Preparação:
Bater todos os ingredientes pela ordem transcrita durante 10m,á excepção das claras que se juntam por ultimo batidas em castelo firme.
A Pitada Indiscreta no final e envolver só para misturar .
Cozer em forma untada e enfarinhada a 170°C por 45 minutos +ou-.

A Pitada Indiscreta como manda a tradição, só na próxima publicação...até amanhã!


Bella|pseudónimo|

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

2013 NOVO ANO



| Quando penso “2013 vem ai”, suspiro |

 

 


Já reparou que quando se fala do novo ano parece que a palavra “crise” vem sempre associada?! Pois a mim apetece-me fazer um “senhor manifesto” para banir esta palavra do próximo ano! É que só o nome deixa-nos mais em baixo e isso não pode ser!


Encarar 2013 com um sorriso é meio caminho andado para que o ano corra melhor! Um início do ano sabe sempre a recomeço! E Recomeço é uma coisa boa, damos novas oportunidades aos outros e principalmente a nós próprios, traçamos planos, delineamos objectivos! E isto não passa com a idade! Faça planos sempre! Mas não os deixe na sua cabeça… é que assim, se tiver uma memória como a minha, amanhã já não se lembra do que prometeu hoje!

Vamos fazer assim, vá buscar um papel e uma caneta… Já foi? Olhe que estou a falar a sério! É importante escrever e ir riscando o que se fez à medida que o fazemos.


Olhe este ano, na minha lista eu vou colocar lanchar mais vezes com os meus amigos, fazer chás com bolinhos e convidar alguém. Já escreveu o seu primeiro objetivo? Muito bem, vamos ao segundo!


Este ano vou inscrever-me na natação! Digo isto há pelo menos 10 anos, mas tem de ser! Agora como lhe disse tenho de mesmo de cumprir que depois parece mal! Fazer exercício físico é meio caminho andado para que o seu dia corra melhor! Nem que seja dar uma volta ao seu quarteirão! Apontou o seu segundo objectivo? De certeza? Espero bem que sim… vamos ao terceiro?


Este ano faça alguma coisa que nunca fez e que diz sempre “qualquer dia faço”! Tenho de lhe dizer que não gosto nada deste “qualquer dia faço” porque nunca se faz coisa nenhuma! Quer ir passear ao Minho? Então marque a viagem e vá mesmo! “Qualquer dia começo a dieta”.

Não é qualquer dia! É já hoje! Vamos lá cortar nos doces e fritos! (pronto, comece só depois do Dia de Reis) “Qualquer dia aprendo a fazer arraiolos”, procure uma escola! Faça algo que nunca fez! Olhe, eu nunca casei! Pode ser que seja este ano! Acha boa ideia?


Bem… só faço 3 itens para a minha lista, mas pode escrever mais! Depois é só ir riscando!

Os meus votos para 2013? Que não seja igual a 2012. Que seja muito melhor! Repleto de Música, Alegria, Saúde, Amor e Amizade! E pense em si, mas pense mais nos outros! Quando fazemos alguém feliz, essa felicidade passa para nós! É automático! Experiente!

Dê mais sorrisos este ano, diga mais vezes “Bom Dia”, sorria mais e refile menos! Eu tento sempre fazer isto e confesso que a parte do refilar é mais difícil de cumprir! No que depender da Rádio Sim terá sempre a melhor das companhias, boa música e uma gargalhada, à distância de ligar o Rádio!


Feliz Ano Novo! 

Crónica da amiga Miriam Gonçalves

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Lendas de Natal


A Lenda da Flor de Natal


Diz a lenda, que uma menina chamada Pepita, sendo pobre, não podia oferecer um presente merecedor ao menino Jesus, na missa de Natal. 
Muito triste, contou o facto ao seu primo Pedro, que ia com ela a caminho da Igreja. Este disse-lhe que ela não tinha que estar triste, pois o que mais importa quando oferecemos algo a alguém, é o amor com que oferecemos, especialmente aos olhos de Jesus. 
Pepita lembrou-se então de ir recolhendo alguns ramos secos que ia encontrando pelo caminho, para Lhe oferecer.
Quando chegou à Igreja, Pepita olha para os ramos que colheu e começa a chorar, pois acha esta oferenda muito pobre. Mesmo assim, decide oferecê-las com todo o seu amor. 
Entra na igreja e, quando deposita os ramos em frente da imagem do menino Jesus, estes adquirem uma cor vermelha brilhante, perante o espanto de toda a congregação presente. Este acontecimento foi considerado por todos o milagre daquele Natal. *FELIZ NATAL *


Bella|pseudónimo|

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

1000 LEITORES



Obrigada pelo presente de Natal dos meus queridos leitores!!!

Precisamente faz hoje 3 meses que criei o blog, hoje mesmo chegou aos 1000 leitores!!!
FELIZ NATAL, BOAS FESTAS com as receitas da Pitada Indiscreta.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pitada Indiscreta do perú de Natal


A Pitada Indiscreta do perú é uma boa pernada de  alecrim...vejam o que tem de bom e o tão medicinal que é!
Sente-se o pronunciado cheiro na casa.






Perú de Natal com espumante


Chegou a hora de colocar aqui a minha receita do perú de Natal, de à uns anos a esta parte,diga-se de passagem, tem sido temperado com Champagne (espumante).

O costume em casa dos pais e dos sogros.
O perú era temperado com vinho branco,mas a conselho de um velho amigo experimentei com espumante bruto ou meio seco....e sem dúvida que fica muito macio com um trave agreste.

E é claro com todo o prazer, que vos revelo esta minha receita.





Ingredientes


1 Perú de 7kg

8 limões
8 laranjas 
sal grosso qb
150g vaqueiro
colorau qb
folhas de louro fresco
1 ramo de salsa
3 colheres de sopa de massa de pimentão(é salgada)
10 dentes de alho esmagados
pimenta preta qb
150g de banha de porco
1 Garrafa Espumante meio seco ou bruto  
pitada indiscreta


Preparação 
 

Põe-se o perú durante 2 dias em água com os limões, as laranjas e o sal a marinar no dia 21 de Dezembro á noite ...começa os preparativos.

No dia 23 escorre e 
tempera-se ou melhor envolve-se com uma papa feita com todos os ingredientes na pingadeira de barro.Deixe a descansar até ao dia seguinte.
Rega-se com o espumante,a pitada indiscreta no dia 24 que vai a assar durante 5ha 6h.

O forno tem que ter uma temperatura média/quente,o tempo de assadura leva sempre umas horas a assar.Convém ir regando aos poucos e de vez em quando virar.Colocar uma prata para não queimar.


A minha sugestão para acompanhar e por experiência é com arroz de pinhões/passas ou batata doce assada envolvida em prata e na hora de comer abrir a batata e pôr uma noz de manteiga no meio...uma delicia!


FELIZ NATAL


Bella|pseudónimo|


LENDA DA VELA DE NATAL

A LENDA DA VELA DE NATAL



Era uma vez um pobre sapateiro que vivia numa cabana, na encruzilhada de um caminho, perto de um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e queria ajudar os viajantes, que à noite por ali passavam, deixava na janela da sua casa, uma vela acesa todas as noites, de modo a guiá-los. E apesar da doença e a fome, nunca deixou de acender a sua vela. Veio então uma grande guerra, e todos os jovens partiram, deixando a cidade ainda mais pobre e triste. As pessoas do povoado ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, decidiram imitá-lo e, naquela noite, que era a véspera de Natal, todos acenderam uma vela em suas casas, iluminando todo o povoado. 

À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre, É o milagre das velas”. A partir daquele dia, acender uma vela tornou-se tradição em quase todos os povos, na véspera de Natal. *FELIZ NATAL*
Bella|pseudónimo|



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

LENDAS DE NATAL


A LENDA DA ROSA DE NATAL


Na noite em que o menino Jesus nasceu, uma pequena pastora, que no monte guardava o seu rebanho, viu passar alguns pastores e três Reis Magos, que se dirigiam para o estábulo onde Jesus estava, em palhas deitado, junto de Maria e José. 
Os pastores levavam presentes e, os três Reis Magos, levavam ricas ofertas de ouro, incenso e mirra!
A pequena pastora ficou triste, pois não tinha nada para oferecer ao menino Jesus, e começou a chorar. 
Um anjo, que por ali passava, ao ver tamanha tristeza, passou junto da menina e, quando as suas lágrimas caíram na terra gelada, transformou-as em lindas rosas brancas, que a menina com o coração carregado de felicidade, rapidamente apanhou e levou como oferta ao menino Jesus. * FELIZ NATAL *

Bella|pseudónimo|



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LENDAS DE NATAL

 A LENDA DAS RENAS DO PAI NATAL


O mito das Renas do Pai Natal foi criado na Europa do séc. XIX, a partir do costume de nos países como o Canadá (Norte), Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia, as pessoas se deslocarem na neve, usando um trenó puxado por renas. 

Porém, as renas do Pai Natal são especiais pois, apesar de serem semelhantes às renas que existem nesses países, são as únicas renas que conseguem voar, de modo a que o Pai Natal possa entregar os presentes no dia certo e sem atrasos a todas as crianças do mundo inteiro.

Na tradição Anglo-saxónica original só existem oito renas, número habitualmente utilizado para puxar os trenós tradicionais. Os seus nomes são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen ou em português, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. A rena Rudolph ou Rodolfo, que acabou por ser a mais conhecida, só mais tarde integrou o grupo (1939).

Conta-se que o Pai Natal ao chegar a uma das casas para entregar os presentes, encontrou por acaso a rena Rodolfo, que era diferente das suas outras renas, pois tinha um nariz vermelho e luminoso…

Como nessa noite o nevoeiro era muito intenso, o Pai Natal pediu a Rodolfo, que se juntasse a ele e liderasse as suas renas de modo a que não se perdessem pelo caminho. A partir daí, Rodolfo passou a ser a rena que guia o trenó do Pai Natal todos os Natais.  
*OH OH OH OH OH *

Bella|pseudónimo|

Pitada Indiscreta das broinhas de Natal

Sugestivo nesta altura do ano.Um aroma inconfundível...a pitada indiscreta é o anis! uma colher de sopa de anis em pó.



Uma planta medicinal que tem tanto de bom para nos dar...cliquem no link e vejam.

Bella|pseudonimo|




Broinhas de Natal

As broinhas de Natal acompanham-me desde sempre,com história semelhante a tantas outras, que tenho partilhado. Fazem-me recordar, a presença de familiares que já partiram,com quem tanto aprendi.



Ingredientes:

2 Kg de abóbora menina
2 paus de canela
8 ovos
1 Kg açúcar
2Kg farinha
50g fermento de padeiro
1 pacote de canela
frutas cristalizadas/frutos secos
pitada indiscreta


Preparação:

Depois de cozida a abóbora com a pitada de sal e o pau de canela,escorre algumas horas ou de um dia para o outro.

Junte á abóbora,os ovos inteiros,o açúcar,o fermento desfeito num pouco de leite morno,sempre a bater vai-se juntando a farinha a pitada indiscreta e a canela.
Por fim as frutas cristalizadas e frutos secos a gosto!!!!
Tabuleiro forrado com papel vegetal untado com azeite e polvilhado de farinha, a massa coloca-se ás colheradas.

Vai a assar em forno a 220ºC bem quente,elas cresceram muito...pois o forno tem que estar quente, eu fiz no forno de lenha!



(Observação) Eu não coloquei frutas cristalizadas nem frutos secos, a família não gosta!
Pessoalmente acho que os leitores devem colocar o que mais gostam, até só pinhões,dá um toque muito bom !

Assim como a pitada indiscreta será uma opção...bem na próxima publicação cá estarei para divulgar, até lá.





Bella|pseudónimo|

NATAL | FESTAS FELIZES |

A minha mensagem de Natal
Feliz e Santo Natal em Família, com magia... com esperança... com generosidade…com paz e sossego e... com muito muito Espírito do Natalício!!! 
A todos os amigos desejo, que possam ter a graça e a alegria de viver este Natal em toda a sua plenitude e que o Menino Jesus, no seio da sua Sagrada Família, vos conceda a serenidade, paz e alegria, propícias ao amor fraterno característico desta época natalícia, mas imprescindível nos tempos incertos que vivemos. 
Boas Festas!



Deixo-vos uma reflexão de frei Fernando Ventura: 
"Se calhar, a maior conquista do tempo do medo que passa, foi precisamente esta de nos ter tirado a capacidade de ousar levantar a cabeça, de ousar olhar para além do imediato do já, em direção ao menos “imediato” do ainda não, mas que está e vive em tensão de devir, de futuro, de projecção para diante, num diante que encontra a utopia e faz dela o sonho, um sonho que vence o medo, um sonho que se abre à luz. Por isso hoje é tempo de NATAL com menos, mas um Natal melhor!"

Há um tempo, que tenho pensado nesta reflexão...e a pensar nela,resolvi escrever um pequeno texto, de uma fase da minha vida! a curto prazo a divulgarei,fica a promessa.

Bella|pseudónimo|


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LENDAS DE NATAL

A LENDA DOS REIS MAGOS


Conta a Lenda que, vindos do Oriente, três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, seguiram a Estrela de Belém, que os levou até ao menino Jesus. Os Magos, ao saber que se tratava do nascimento de um rei, tinham perguntado ao Rei Herodes sobre Ele. O Rei Herodes, que de nada sabia, pediu aos Reis Magos que assim que O encontrassem, o informassem sobre o local do nascimento, de modo a poder também ele visitá-Lo. É claro que a intenção de Herodes era ver-se livre desse novo Rei, pois considerava-O uma ameaça.
Os três Reis Magos ao encontrarem o Menino Jesus, celebraram com júbilo o Seu nascimento oferecendo-Lhe Ouro, Incenso e Mirra, e venerando-O como Rei dos Judeus. Os Reis Magos não voltaram a estar com o Rei Herodes, após serem alertados em sonhos, da intenção deste em matar Jesus. * FELIZ NATAL *


Bella|pseudónimo|



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Compota de abobora com noz

Compota de abóbora com noz




Ingredientes:

1,600 kg de abóbora
1kg de açúcar
2 pau de canela
100g de nozes picadas 
pitada indiscreta



Preparação:

Junta-se tudo e vai ao lume brando.
Após 15m de fervura, amassar a abóbora com um garfo e a ajuda de uma colher de pau, juntar a Pitada Indiscreta, deixar continuar a ferver.
10m antes do final juntar as nozes picadas.
O tempo de fervura é consoante, ou seja colocar num prato um pouco de doce, se fizer estrada com o dedo está pronto.





Vou já divulgar a Pitada Indiscreta, até porque pode haver algum leitor mais indiscreto e ainda ir confeccionar hoje a compota... A Pitada Indiscreta são duas rodelas de limão torna a compota com um paladar diferente! veja o link  e fique a saber a jóia da natureza que é!




Bella|pseudónimo|




domingo, 9 de dezembro de 2012

Pitada do pão de ló tradicional


Não é que me tinha esquecido da pitada indiscreta da receita anterior?

Desculpem os leitores desta minha falha,mas aqui vai...a pitada indiscreta é uma colher de café de açúcar mascavado amarelo!


O resultado e o sabor fica distinto,sem qualquer dúvida!


Bella|pseudónimo|

Lendas de Natal

A Lenda do Pinheiro de Natal 


Conta a história que na noite de Natal, junto ao presépio, se encontravam três árvores: Uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. As três árvores ao verem Jesus nascer, quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao menino Jesus.* FELIZ NATAL *


Bella|pseudónimo|

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pão de Ló Tradicional

Os ovos presentes na massa do pão-de-ló é a sua quantidade invulgar, o seu excesso como ingrediente, que chama a atenção. O açúcar e um pouco de farinha completam a receita base do pão-de-ló, da qual existem inúmeras variantes. Fica muito fofo, textura macia.

Ingredientes:
10 ovos inteiros
300gr açúcar
200gr farinha 
1 pitada indiscreta



Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar muito bem durante 15m.
Junta-se a farinha e por fim a pitada indiscreta.
Coloca-se em forma untada e enfarinhada.
Vai ao forno médio -170º durante 50m.






A pitada indiscreta do pão de ló é a raspa de uma boa laranja caseira...dá um sabor um aroma maravilhoso!


Bella|pseudónimo|

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Costeletão na Brasa

Costeletão na Brasa

3 costeletas vitela
sal grosso
1 pitada indiscreta



Temperar na hora de assar na brasa com o sal grosso. Virar uma vez apenas, na companhia da pitada indiscreta. Comer de imediato.



Acompanhar com batata frita e uma boa salada mista.

Bom apetite.




Hoje excepcionalmente,vou já postar a pitada indiscreta...são as brasas.

Bella|pseudónimo|



sábado, 10 de novembro de 2012

Pitada Indiscreta dos bolinhos de baunilha

A pitada indiscreta destes bolinhos optei por colocar o sumo de uma laranja, fica com uma textura muito agradável. 




Bella|pseudónimo|

Bolinhos de baunilha

Cá estou eu com outra receita pessoal, como gosto de reinventar na minha cozinha, aproveito os mimos que tenho aqui na quinta. Aqui deixo a foto da minha baunilha brava. 

ingredientes:

6 ovos
400g açucar
200g manteiga previamente amolecida
1 pacote de natas
1 pitada indiscreta
1 kg farinha +ou-
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de baunilha em pó

preparação:

Mistura-se tudo pela ordem apresentada assim como a pitada indiscreta, batendo sempre entre cada ingrediente.
Colocam-se colheradas de massa num tabuleiro forrado a papel vegetal, vai ao forno de lenha quente, ou elétrico a 220ºC até dourarem!

Deixo aqui uma foto da minha "baunilha brava" em flor, é costume fazer chá da folha depois de seca (á sombra), tem um sabor muito agradável e acompanha muito bem estes biscoitos.



pitada indiscreta não será difícil desta vez, no entanto como é tradição só na próxima publicação. Até rima até lá!



Bella|pseudónimo|

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pitada indiscreta da marmelada



Acho interessante esta pitada indiscreta, é a casca do marmelo rica em compostos fenólicos!







Já lá vão alguns anos que aprendi, através de um familiar confeccionar a marmelada com a casca,pois tem muita vitamina,além disso a marmelada fica muito mais brilhante!!



Como sempre por cá vou passando, para partilhar convosco a minha pitada indiscreta!



Bella|pseudonimo|

Marmelada



Um doce feito no Outono.
Um puré doce de marmelo.


ingredientes

2,5Kg de marmelo
2Kg de açúcar
pitada indiscreta

preparação

Coloca-se o marmelo com o açúcar. Após 1h a marinar, vai ao lume a ferver.
Tritura-se com a varinha e está pronta, como vêem muito simples!!!

Como podem observar pela foto a minha marmelada ficou linda, macia, brilhante, clara e doce muito doce, pois a pitada indiscreta faz a diferença! 



Ah  a pitada indiscreta…fica para a próxima publicação.  
Já a seguir….

Bella|pseudónimo|